Anajure

CONSELHO DIRETIVO NACIONAL

Edna V. Zilli

Presidente

Advogada. Pós-graduada em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, Direito do Terceiro Setor e Direito Ambiental. É ainda membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR).

Acyr de Gerone

Vice-presidente

• Advogado (OAB/PR 24.278) com 34 anos de experiência; • Vice-presidente da ANAJURE-Associação Nacional de Juristas Evangélicos; Membro fundador e ex-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR; membro e ex-secretário da Comissão do Direito do Terceiro Setor da OAB/PR; membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão (Conselho Federal da OAB). • Pós-graduado (especialista) em Direito do Terceiro Setor pela Universidade Positivo; Pós-graduado (especialista) em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa (ANAJURE/MACKENZIE/COIMBRA/OXFORD); • Experiência profissional na área do Direito do Terceiro Setor, liberdade religiosa e direito civil; atuante na defesa de igrejas e líderes cristãos; assessor e consultor jurídico de associações e organizações religiosas. • Pastor presidente da Igreja Evangélica Dia da Redenção (Paraná, Santa Catarina e São Paulo).

Arthur Albuquerque

Diretor de Compliance

Especialista em Direito Educacional, advogado geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado de Goiás.

Gabriel Dayan

Diretor Financeiro

Advogado Constitucionalista, formado em Direito pela Unicuritiba, Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Unicuritiba. Foi Coordenador da Aliança Bíblica Universitária - ABUB em Curitiba e atualmente estuda a relação entre Cristianismo e Política pelo Seminário Teológico Jonathan Edwards. Membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), é autor do livro Manual do Universitário Cristão - MUC, da Cartilha de Organização Jurídica para Igrejas e autor de artigos em revistas especializadas.)

Felipe Augusto

Diretor Acadêmico

Doutorando em Direito Público na Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com ANAJURE, Ius Gentium Conimbrigae e Regent's Park College da Universidade de Oxford.

Alexandre Maia

Diretor de Relações Públicas

Advogado. Secretário Executivo Nacional da Associação da Igreja Metodista (AIM). Pós-graduado em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Matheus Carvalho

Diretor Executivo

Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor do livro ‘O aborto e a redefinição da pessoalidade humana pelo Direito’.

Mário Freitas Junior

Diretor Jurídico

Advogado; Coordenador Jurídico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belém/PA (Igreja Mãe); Ex-Conselheiro Seccional da OAB/PA; Ex-Diretor Secretário-Geral da OAB/Pará; Presidente da Associação dos advogados Evangélicos do Pará. Conselheiro e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

Uziel Santana

Diretor de Assuntos Internacionais

No âmbito acadêmico, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, na qual já atuou como Pró-Reitor de Extensão, e exerce a docência como professor efetivo desde 2006. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Direito (concluindo) na Universidad de Buenos Aires com estudos em co-tutela na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Professor visitante da cátedra de Historia del Derecho del Dr. Abelardo Levaggi na Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires. Diretor honorário do NEPRIN-UFS, membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, da Sociedade Brasileira de História da Ciência e do Conselho Nacional de Ensino Superior e Pesquisa em Direito. Linhas de pesquisa científica: história do direito, estudos clássicos e direito internacional. Na atuação em defesa das liberdades civis fundamentais, enquanto jurista, com atuação nacional e internacional, é fundador e ex-presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE/Brasil). Diretor Executivo da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH) do Congresso Nacional. Ex-Presidente da Federación Inter Americana de Juristas Cristianos (FIAJC) e Ex-Secretário para a América Latina do International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB). CEO do FCL Law (Instituto Internacional de Pesquisas e Estudos Jurídicos em Liberdades Civis Fundamentais). Managing Parter do SS Advocacia, com atuação em Cortes brasileiras, internacionais e advocacy na OEA e ONU.

CONSELHEIROS DO CDN

Antônio Cabrera

Membro do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e criador do site Fé & Trabalho (www.trabalhoefe.com.br @fe.trabalho). Já foi Ministro da Agricultura e Reforma Agrária, e também atuou como Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É membro Fundador da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, Conselheiro da Associação Reformada de Cultura e Ação Política, Capelão Nacional dos Gideões Internacionais no Brasil e Diretor da Sociedade Bíblica Brasileira.

Roberto Tambelini

Advogado. Responsável pelo setor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, atuando como advogado em todas as instâncias e tribunais. Ampla experiência na atividade advocatícia, junto as organizações públicas e privadas.Conselheiro e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

Jane Nascimento

Conselheira e membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE, Diaconisa da Igreja Batista Betel de Aracaju, Professora de Direito da Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes (Aposentada), Procuradora Federal (Aposentada). Doutora em Direito e Mestre em Educação para a Paz e o Desenvolvimento. Ela também é membro das Academias Sergipana de Letras, Sergipana de Educação, Brasileira Teológica de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Eduardo Sabo Paes

Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com ampla experiência na Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social. Mestre em Direito Comparado e Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Universidade Complutense de Madri, com Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos. Autor de diversos livros sobre Terceiro Setor. Professor da Universidade Católica de Brasília. Conselheiro e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

Sindy Santiago

Advogada. Especialista em Processo Civil e pós-graduada em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheira e Membro do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE. Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP - 33ª Subseção