Grupo Islâmico Boko Haram espalha terror no Níger, matando pelo menos 40 pessoas

369830-boko7

O grupo militante islâmico Boko Haram saiu da Nigéria para espalhar terror no vizinho Níger pela segunda vez, matando pelo menos 40 pessoas em duas cidades. O grupo supostamente tocou fogo em casas em Lamana e Ngoumawa, relatou a Vice News na sexta-feira (19).

“Os agressores saquearam lojas, queimaram vilas, e atiraram em pessoas que tentaram fugir”, disse Yakouba Soumana Gaoh, governador da região de Diffa no Niger. Autoridades agora estão em busca dos suspeitos por trás dos ataques.

O Departamento de Estado dos EUA imediatamente denunciou o ataque, que vem depois de duas explosões suicidas no vizinho Chade, matando 34 pessoas em 15 de Junho.

“O Boko Haram tem cometido incontáveis ataques sem motivo a homens, mulheres e crianças nas suas casas, escolas, lugares de culto e de negócios. Nós permanecemos comprometidos em trabalhar mais de perto com parceiros na regiao para erradicar a ameaça imposta pelo grupo”, disse um representante do Departamento de Estado numa declaração. “Nós oferecemos nossas condolências ao Governador do Níger e às famílias e entes queridos dos que perderam as suas vidas”.

Autoridades no Chade prenderam pelo menos cinco suspeitos pelos ataques. “Tem havido progresso”, dise o Ministro do Interior e de Segurança Pública do Chade Abderahim Bireme Hamid. “Vários suspeitos, entre cinco e seis, foram detidos”.

Chade, país dominado pelo Islamismo, proibiu as burcas “da cabeça aos pés” e turbantes religiosos após os ataques. “Até mesmo as burcas que estão à venda nos mercados serão recolhidas”, disse o Primeiro Ministro Kalzeube Pahimi Deubet.

 

O Chade, que tem oferecido apoio militar à Nigéria contra o Boko Haram, também tem contra-atacado os militantes islâmicos através de ataques aéreos às bases do grupo na Nigéria, declaração negada pela Nigéria, que diz que os alvos foram provavelmente no Níger.

“Apesar dos termos do acordo multilateral e bilateral com parceiros na guerra contra o terror permitirem algum grau de perseguição aos terroristas, o território da Nigéria não tem sido violado”, disse o Major-General Chris Olukolade, Diretor de Informação de Defesa da Nigéria. O Boko Haram jurou lealdade ao Estado Islâmico, com um porta-voz do EI afirmando que o objetivo de criar um califado agora se expandiu para a África Ocidental.

____________________________
Fonte: Christian Today
Tradução: Tarcísio Oliveira l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here