FPMRAH e ANAJURE emitem Nota Pública sobre atentados terroristas em Israel

 

Nota

 

A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao governo de Israel, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

1) No dia 08/03, de acordo com agências de notícias internacionais[i], o turista americano Taylor Force (29) foi morto e pelo menos 10 pessoas foram feridas por um jovem palestino carregando uma faca na cidade de Jafa, Israel. Uma das vítimas era uma mulher grávida, outra uma árabe-israelense e ainda um palestino que vivia em Israel ilegalmente. No mesmo dia, atentados semelhantes ocorreram também em Tel Aviv e Jerusalém, deixando no total, 14 feridos e culminando na morte dos três terroristas palestinos.

2) A autoria dos atentados não foi requerida por nenhum grupo terrorista e acredita-se que tenham sido fruto da ação dos chamados “lobos solitários”, jovens palestinos que se radicalizam por meio de sermões assistidos na internet e que agem de modo aleatório. Ainda assim, os atentados foram “louvados” pelo Hamas, grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza.

3)  Salientamos que, embora não tenha recebido a atenção devida pela mídia brasileira, atentados como esses têm sido recorrentes em Israel nos últimos meses. Desde Outubro, 29 israelenses e quatro estrangeiros foram vítimas desse tipo de terrorismo. Cerca de 180 palestinos também foram mortos, sendo dois terços deles autores dos atentados e os outros mortos em confrontos com as forças israelenses.

4) Desse modo, expressamos o nosso repúdio a mais esses crimes bárbaros e condenamos todas as formas de violência envolvendo ambas as partes do conflito entre palestinos e israelenses. Repudiamos, sobretudo, a ação do Hamas, que ao invés de buscar uma solução pacífica para o conflito tem incentivado atos de terrorismo como forma de resistência política na sociedade palestina.

5)  Nós lamentamos profundamente o conflito entre os países árabes e Israel, o qual já perdura a décadas e sem nenhuma previsão de ser solucionado. Lamentamos, sobretudo, estes últimos atentados terroristas em Israel e oferecemos as nossas condolências e sentimentos ao Governo Israelense e aos familiares e amigos das vítimas. Aproveitamos a ocasião para ressaltar a complexidade política da dinâmica do Estado de Israel e de todas as tentativas de paz com os palestinos, devido, dentre outros tantos fatores, ao extremismo político e religioso.

6) Desse modo, louvamos a atitude do Governo Brasileiro em se manifestar, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenando os referidos atentados ocorridos em Israel. No entanto, chamamos a atenção do mesmo para que também busque manter boas relações diplomáticas com o Estado de Israel, apesar dos desentendimentos recentes entre ambos os países. Além disso, o incentivamos também a se utilizar de suas boas relações com a Autoridade Palestina para que possa ser um ator relevante no processo de mediação e de tentativas de negociação de paz. Ressaltamos o papel desempenhado pelo Brasil em 1947 no processo de partilha da Palestina que resultou na criação do atual Estado Israelense.

Brasília- DF– Brasil, 11 de Março de2016.

Assinaturas

 


[i] http://www.timesofisrael.com/hamas-lauds-rash-of-heroic-terror-attacks-across-israel/

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here