FIAJC pede oração por Equador, Uruguai e Chile

Nota 2


A Federación Inter Americana de Juristas Cristianos (FIAJC), por meio da presente nota pública de oração, manifesta solidariedade para com o povo do Equador, Uruguai e Chile, transmitindo sincera consternação diante das perdas irreparáveis provocadas pelos violentos desastres naturais que ocorreram neste fim de semana.

No Equador, durante o último sábado (16), às 18h58min (hora local), um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter devastou grande parte do país e resultou em uma tragédia ainda imprevisível. Pelo menos 350 pessoas faleceram e 2.068 foram feridas. Muitos outros permanecem sob os escombros. O terremoto, que também foi sentido em Quito, foi centrado em uma área costeira entre as cidades de Muisne e Pedernales, cerca de 10 quilômetros de profundidade. A partir da cidade de Roma, onde estava no momento do evento, o presidente Rafael Correa declarou estado de emergência a nível nacional e em seis províncias costeiras. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelo terremoto.

Na cidade uruguaia de Doloreso, Estado de Soriano, um tornado deixou pelo menos quatro mortos e vários feridos; sete deles em estado grave. Muitas casas e veículos foram destruídos. O governo também declarou estado de emergência desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inumet) do Uruguai emitiu um alerta laranja por fortes tempestades e chuvas em quatro departamentos, incluindo Soriano, além de Colônia, Flores e San José, no sudoeste.

No Chile, uma morte, cinco desaparecimentos, milhares de vítimas, enchentes de rios e várias avalanches é o saldo deixado pela tempestade de vento e chuva que afetam o país desde o sábado (16), na região central do Chile. De acordo com um relatório divulgado pelo Escritório Nacional de Emergências (ONEMI), em Santiago, capital chilena, O'Higgins e Maule são as regiões mais atingidas até agora, inclusive várias estradas estão interrompidas e centenas de casas estão sem energia e água.

A FIAJC, através de suas entidades membros em cada um desses países: (Fundação de Advogados Cristãos do Equador – FACE, Instituto Jurídico Cristão no Uruguai – IJC e Advocates em Chile), declara sua solidariedade para com as famílias afetadas e se disponibiliza para contribuir juridicamente, dando assistência e apoio legal a fim de ajudar a aliviar a dor deste momento tão difícil. Essas tragédias de ordem natural entristecem todas as associações filiadas a FIAJC na América Latina, de modo que expressamos nossas mais fraternas condolências.

Rogamos a Deus sua graça e misericórdia em favor da América Latina e expressamos nossa confiança na pronta reconstrução de cada um destes países.

Cordialmente, em nome do Conselho Diretivo da FIAJC, subscrevo a presente Nota Pública de Oração,

Montevidéu, 18 de Abril de 2016.


Uziel Santana dos Santos
Presidente
FIAJC
www.fiajc.org

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here