EXCLUSIVO – IRÃ: Pastor Nadarkhani foi libertado!

Ira libertacaoA ANAJURE foi informada pela “Christian Solidarity Worldwide” (CSW) que o pastor Yousef Nadarkhani, que havia sido preso novamente no dia de Natal, foi solto hoje, 07/01.

O Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, comentou a informação: “É mais uma vez a resposta do Senhor a nossas orações, assim como também o resultado da atuação firme de entidades de juristas cristãos de todo o mundo, como é o caso da nossa parceira, a CSW, que tem lutado com intrepidez pela defesa das liberdades civis fundamentais dos cristãos. Aqui no Brasil, a ANAJURE tem feito o mesmo trabalho, com a graça de Deus. Continuemos a orar e trabalhar em outras situações, pois como o caso do Pr. Youssef existem outras centenas em todo o mundo”.

Em setembro de 2012, o Pastor Nadarkhani foi absolvido da acusação de apostasia, mas recebeu uma sentença de três anos por evangelizar muçulmanos. Uma vez que ele já havia passado cerca de três anos na prisão Lakan em Rasht, o pastor foi liberado após pagar fiança. No entanto, em uma ação altamente irregular, ele foi preso novamente justamente no dia de Natal sob as ordens de autoridades do sistema prisional iraniano, que afirmavam que ele tinha sido liberado cedo demais devido à insistência de seu advogado, o Dr. Mohammed Ali Dadkhah. O Dr. Dadkhah, um proeminente advogado de direitos humanos, foi posteriormente preso por dez anos e cassada sua licença de advogado em setembro de 2012, por “ações e propaganda contra o regime islâmico” e “manter livros proibidos em sua casa”. Ele também foi proibido de praticar ou ensinar Direito por dez anos. O Dr. Dadkhah está atualmente preso na prisão de Evin de Teerã. Todos estão muito preocupado com sua saúde clínica. Os relatórios médicos informam que ele está sofrendo perda de memória e está sob pressão para fazer uma confissão de culpa televisionada.

O Presidente da CSW, o Dr. Mervyn Thomas, disse: “Estamos satisfeitos em saber da liberação do Pastor Nadarkhani. Enquanto nós agradecemos esta notícia, continuamos preocupados porque, como tantos outros cristãos que foram injustamente detidos, há sempre um risco de nova detenção. Nós também estamos preocupados ao saber da condição do Dr. Dadkhah, da deterioração da sua saúde. Além disso, as tentativas oficiais para justificar a sua prisão agora tentando coagi-lo a fazer uma declaração de culpa ‘ao vivo’ não só é condenável, mas também são indicações claras de que as acusações contra ele eram falsas. A CSW pede a libertação imediata do Dr. Dadkhah e que se ponha um fim a esta campanha de perseguição da sociedade civil. Nós também continuamos a apelar ao governo iraniano para defender o Estado de direito e permitir às minorias religiosas do país que desfrutem da liberdade religiosa como garantida pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, do qual o Irã é signatário“.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here