Em Washington D.C., Presidente da ANAJURE participa de terceiro encontro de Grupo internacional de parlamentares que trabalham pela liberdade religiosa no mundo

[Read the News in English – In Washington DC, President of ANAJURE attends the third meeting of international parliamentary group working for religious freedom in the world]

Foto 1

Lideres do IPP e secretariado que participaram dos encontros nos Estados Unidos

 

Desde o dia 16, o International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPP) está realizando em Washington D.C. o seu terceiro encontro para discutir os desafios para defesa da liberdade de religião e expressão no mundo. O encontro tem encerramento hoje (18), e define importantes passos do grupo. O projeto é liderado pela Baronesa da Câmara dos Lordes, Elisabeth Berridge, e tem representação brasileira do Deputado Federal Leonardo Quintão (Coordenador do IPP no Brasil, lançado em Março no Congresso Nacional – leia mais aqui), que está representado nesta ocasião pelo presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, que se encontra em missão oficial nos Estados Unidos.

O grupo de parlamentares internacionais teve seu primeiro encontro no ano passado em Oxfdord, Inglaterra (click aqui), com representantes do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Suécia, Turquia e Grã-Bretanha.  Em Oslo, Noruega, o IPP esteve reunido pela segunda vez (veja aqui), traçando metas de atuação para cumprir o objetivo de firmar sua rede parlamentar mundial com representantes de vários países que trabalhem pelo cumprimento do artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que fala sobre a liberdade de expressão e religião. O grupo se projeta para ser uma resposta internacional contra governos autoritários que perseguem cidadãos e contra grupos radicais que usam a força e a violência para impor sua religião a outras pessoas.

Neste terceiro encontro, a programação teve painéis de discussão com os parlamentares membros do Comitê de Direção do IPP e a constituição do Secretariado administrativo, que servirá de suporte e apoio ao projeto. O Secretariado do IPP é integrado por Ed Brown (Stefanus Alliance), Dr. Knox Thames (USCIRF), Charles Reed (C. England) e Dr. Uziel Santana (ANAJURE/Brasil). A missão do Dr. Uziel Santana no IPP será principalmente dar assistência e suporte aos parlamentares da América Latina e países da Zona Francófona na África.

O encontro do IPP em Washington D. C. também teve painéis com o Dr. Charles C. Haynes – (Diretor do Religious Freedom Center); Profª. Linda Woodhead – (Universidade de Lancaster, Reino Unido); Dra. Katrina Lantos Swett – (Presidente da United States Comission on International Religious Freedom – USCIRF); Michael de Dora – (Presidente da United Nations NGO Committee on Freedom of Religion or Belief); entre outros.

Foto 2Entre as ações importantes deste terceiro encontro do IPP, também ocorreu uma visita à Casa Branca onde os parlamentares mundiais se reuniram com Ronnie Newman, Diretor de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, e com Melissa Rogers, Assistente Especial do Presidente e Diretora-Executiva do Escritório de Parcerias Baseadas em Fé e Vizinhança. Na ocasião, através de seus representantes, o governo americano se mostrou aberto e satisfeito com o movimento do IPP, dando total apoio aos projetos em defesa da liberdade de religião e expressão que o grupo desenvolve.

Os parlamentares do IPP também se reuniram com David Saperstein, Embaixador-Geral da Liberdade Religiosa Internacional do Departamento de Estado dos EUA, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

foto 4

 

Foto 3Sobre o encontro do IPP, o Dr. Uziel Santana se manifestou dizendo que foi dado mais um passo importante em defesa da liberdade religiosa no mundo: “Temos um grupo de parlamentares muito envolvido e motivado para lutar contra toda forma de opressão e genocídio que tem acontecido no mundo envolvendo o direito de liberdade religiosa. Particularmente, sentimo-nos desafiados com a nova função junto ao Secretariado administrativo para dar suporte aos parlamentares da América Latina e África francófona. O Brasil, sob a liderança do Deputado Leonardo Quintão, foi muito elogiado pelas ações práticas nas Embaixadas do Paquistão, Coréia do Norte e Quênia. Temos muito trabalho pela frente, mas saímos daqui com a esperança renovada”.

Hoje, o IPP inclui parlamentares do Brasil, Austrália, Canadá, Alemanha, Nepal, Noruega, África do Sul, República Dominicana, Burma (Myanmar), República Dominicana, Burma, Paquistão, Malásia, Turquia, Reino Unido, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Sri Lanka e Itália.

_____________________________________________________
Por: Wanda Galvão l Tradução para o inglês: Felipe Augusto l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here