Diretor do ANAJURE Refugees e Vice-Presidente da FPMRAH se reúnem com representantes do ACNUR e do Itamaraty para falar sobre Refugiados e Ajuda Humanitária

MRE 2                                                      [FOTO: Reunião no Itamatary com o Ministro Milton Rondó]


Na tarde de hoje (29), o Dr. Jonas Moreno (Diretor da ANAJURE para Assuntos de Refugiados e Ajuda Humanitária) e o Deputado Federal Rômulo Gouveia (Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária-FPMRAH) estiveram reunidos com o Sr. Luiz Fernando (Oficial de Informação Pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR Brasil), o Ministro Milton Rondó (Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores do Brasil) e seu staff diplomático.
 

ACNUR[FOTO: Reunião no ACNUR Brasil]

Um dos assuntos mais importantes em pauta nas reuniões foi a execução do Projeto de parceria entre a ANAJURE, FPMRAH, MRE, ACNUR e CONARE – Comitê Nacional de Refugiados, que tem como foco o acolhimento de refugiados no Brasil e a formação e capacitação técnica de juristas e agentes públicos. Também foi objeto da reunião o apoio do Itamaraty e do ACNUR para uma visita oficial da ANAJURE e FPMRAH a campos de refugiados onde se encontram especialmente crianças órfãs, vítimas da guerra na Síria e ações terroristas do grupo autodenominado “Estado Islâmico”, para que o Brasil possa receber e acolher essas crianças. A visita ocorrerá na última semana de maio e conta com apoio de entidades parceiras nacionais e internacionais da ANAJURE que trabalham para este mesmo fim.

Também ficou estabelecida a realização de um Seminário sobre Refugiados e Ajuda Humanitária no mês de junho deste ano, a ser realizado em parceria entre a ANAJURE, FPMRAH, MRE e ACNUR, para capacitação de parlamentares e agentes políticos. Em breve divulgaremos mais informações sobre ele.

Acerca das reuniões, o Dr. Jonas Moreno falou que foram muito produtivas e destacou: "seguimos avançando para que o tema de refugiados e ajuda humanitária possa fazer parte das preocupações nacionais. Temos muito a avançar e fazer para que todo este trabalho de cooperação institucional possa chegar lá na ponta, onde estão os refugiados e migrantes”.
 

reunião 4[FOTO: Presidente da ANAJURE coordenando primeira reunião da FPMRAH para falar sobre agenda do grupo]


O presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, lembrou que “a criação da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a atuação firme de congressistas nestes temas tem feito com que nossa agenda de ajuda humanitária prospere nas mais altas instâncias do país com o apoio das Nações Unidas. Esta é uma parceria institucional que se pretende permanente, suprapartidária, um tema realmente republicano, que certamente trará benefícios aos milhões de vítimas de guerras e catástrofes. A motivação de todos nós é a dignidade da pessoa humana e não mediremos esforços para ver isso como prioridade política nacional. Esta é a visão que fundamenta esta parceria institucional envolvendo a Frente Parlamentar, a ANAJURE, como representante da sociedade civil, e o Itamaraty junto com o Alto Comissariado das Nações Unidas”.

______________________
Por: Wanda Galvão l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here