CRISTÃOS SOB A ESPADA DE CÉSAR l Respondendo à perseguição mundial

metaxasTexto de Eric Metaxas publicado originalmente no Break Point
 

Há novo documentário importante que destaca como cristãos estão respondendo à perseguição ao redor do globo.

Cem anos atrás, um terço da população de Istanbul, antigamente conhecida como Constantinopla, era não-muçulmana. Era casa de centenas de milhares de judeus e cristãos. Hoje, Istanbul, a maior cidade do moderno estado da Turquia, é menos de um por cento não-muçulmana.

Isso não aconteceu por acidente. Além do mais, as mesmas forças que transformaram uma das maiores cidades cristãs em uma zona praticamente sem cristãos ainda estão funcionando em todo o mundo. Esses processos e as respostas cristãs possíveis a elas são tema de um importante novo projeto, “sob a espada de César”, e um curta documentário de mesmo nome.

O projeto é um esforço conjunto da Universidade de Notre Dame e o Centro de Liberdade Religiosa do Cent Berkey, na Universidade de Georgetown. O objetivo do “projeto colaborativo de pesquisa global de três anos” é investigar “como comunidades cristãs respondem quando sua liberdade religiosa é severamente violada”.

Note que eu disse “quando” e não “se” sua liberdade religiosa é severamente violada. Como diz o website do projeto aos visitantes, “atualmente os cristãos constituem de longe a religião perseguida mais amplamente”. Cita um estudo pela Sociedade Internacional para os Direitos Humanos, que afirma que cristãos são “vítimas de 80% por cento de todos os atos de discriminação religiosa no mundo”. Cristãos também são o “único grupo religioso que é perseguido em todos os 16 países destacados como ofensores flagrantes pela Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa em 2012”.

Pew Research Center descobriu que “entre junho de 2006 e dezembro de 2012, cristãos enfrentaram assédio e intimidação em 151 países, o maior número de qualquer grupo religioso”.

daily_commentary_11_17_16As histórias contada pelo “Sob a espada de César” acontecem não em uma Síria ou Iraque controlados pelo ISIS, mas na Turquia e na Índia, duas democracias não-sectárias ostensivas. Na Índia, cristãos que foram assediados, ou sofreram violência pior, por seus vizinhos nacionalistas hindus, têm que preencher queixas em postos policiais repletos de ídolos hindus cobertos por guirlandas e outras oferendas. Em áreas turcas controladas de Cyprus, toda a evidência da rica herança cristã da ilha, que começou com Barnabé e Paulo (leia em Atos 4), está sendo sistematicamente erradicada.

Como nos diz o filme, “todos concordam que estamos vendo uma limpeza religiosa, uma limpeza étnica em escala massiva” em parte do mundo. Então, como os cristãos estão respondendo? Como diz um líder cristão indiano no filme, “a primeira resposta (ao assédio e à perseguição) é a oração… Não retaliamos, não respondemos como o fariam possivelmente outras comunidades”.

Não somente cristãos indianos rejeitaram a retaliação. Como diz Daniel Philpott de Notre Dame, essa é, com muito poucas exceções, a resposta cristã padrão à perseguição, assédio e humilhação. Além do mais, cristãos não apenas rejeitaram a retaliação, eles estão procurando seus vizinhos não cristãos na esperança de que essas vizinhança os vejam como companheiros indianos ou turcos e entendam as raízes profundas do cristianismo nesses países.

Esse importante esforço merece nosso apoio. Click neste link ara assistir ao documentário e aprender mais sobre nossos irmãos vivendo sob a espada de César.

___________________________________
Tradução: Camilly Regueira l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here