COREIA DO NORTE – Conselho de Direitos Humanos da ONU clama por ação do Conselho de Segurança

coreia do norte

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) saúda a forte resolução sobre a Coreia do Norte, aprovada pelo Conselho de Direito Humanos da Organização das Nações Unidas (CDH), incluindo um requerimento para a segurança da ONU tomar ação sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte.

A resolução inclui uma resposta oficial ao relatório da Comissão de Inquérito da ONU sobre a Coreia do Norte (COI) e inclui uma ampla gama de recomendações, encorajando a apreciação do relatório pelo Conselho de Segurança da ONU, incluindo possível encaminhamento da Coreia do Norte a um “mecanismo internacional adequado de justiça criminal.”

A resolução condena com a maior veemência as contínuas e sistemáticas violações generalizadas e graves aos direitos humanos na Coreia do Norte, incluindo a negação do direito de liberdade de pensamento, consciência e religião. 

Outras recomendações fundamentais da resolução incluem a criação de um novo mecanismo para continuar a obra do COI de coleta de informações e provas, bem como a renovação do mandato do Relator Especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte.

O COI concluiu seu mandato de um ano apresentando seu relatório final para o CDH. Em seu discurso de encerramento, o Juiz Presidente do COI, Michael Kirby, disse: “O mundo agora está melhor informado sobre a Coreia, e está assistindo para julgar nossa resposta. As recomendações desta comissão não devem ficar na prateleira…”

A CSW e a Jubilee Campaign, em uma declaração oral conjunta para o CDH, disseram: “A evidência clara e inequívoca da grande variedade de crimes contra a humanidade cometidos na Coreia do Norte, e a quase certeza da responsabilidade de comando, demandam uma resposta igualmente clara… O sangue e as lágrimas é o que resta da dignidade do povo norte-coreano que clamam que devemos agir.”

O líder de equipe da CSW do Leste da Ásia, Benedict Rogers, disse: “A CSW acolhe calorosamente esta resolução e ecoa o apelo ao Conselho de Segurança da ONU para tomar ação sobre as incomparáveis violações direitos humanos na Coreia do Norte. Entre as conclusões do relatório do COI, está a quase completa negação dos direito à liberdade de pensamento, consciência e religião no país. O Cristianismo é considerado uma ameaça particularmente grave, tendo como resultado que os Cristãos são proibidos de praticar sua religião. Conclamamos os Cristãos e os líderes de igrejas por todo o mundo, incluindo o Papa Francisco e o Arcebispo Welby, para orar e falar em nome das pessoas que sofrem na Coreia do Norte e, especialmente, em nome dos cristãos no país, que estão entre os mais perseguidos no mundo.”

__________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabrela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here