ARGENTINA – Advogado faz pressão junto a legisladores dos Eua para pedir investigação dos ataques em Igreja Batista

Leia também: ARGENTINA – Pastor batista sofre tentativa de assassinato

 

Bandeira-Argentina

 

O Dr. Alejandro Zeverin, advogado de uma igreja batista que tem sofrido ataques contínuos e crescentes há dois anos, informou  o caso aos legisladores dos EUA em Washington DC e pediu que pressão fosse feita ao governo argentino para realizar uma investigação completa e julgamento daqueles responsáveis.

Alejandro é advogado de direitos civis para a Igreja Batista Pueblo Grande em Río Tercero, província de Córdoba. Em reuniões com o Departamento de Estado e com a Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos, acompanhado pela CSW, ele também chamou a atenção para a legislação nos níveis provinciais e federais as quais levaram a violações da liberdade religiosa.

Em outubro, a CSW pediu uma investigação completa contra aqueles responsáveis pela tentativa de assassinato do Pastor Marcelo Nieva, líder da Igreja Batista Pueblo Grande, e do membro da igreja Daniel Carreño, depois que o carro que eles estavam dirigindo em RíoTercero na noite de 21 de outubro foi alvejado várias vezes. Eles escaparam ilesos. Líderes nacionais e provinciais batistas na Argentina expressaram alarme com o ataque, ressaltando que a tentativa de assassinato do pastor é o exemplo mais recente e mais grave de um padrão de ameaças e assédio contra a igreja.

O prédio da igreja foi vandalizado repetidamente ao longo dos últimos dois anos e membros da denominação têm sofrido assédio e ataques físicos nas mãos de indivíduos supostamente ligados com grupos de narcotráfico e funcionários públicos corruptos. Segundo o Dr. Zeverin, membros da igreja registraram cerca de 40 queixas relacionadas a esses ataques, mas todas foram arquivadas ou ignoradas pela polícia local. Líderes da Igreja e o advogado acreditam que o pastor e a igreja têm sido alvo de políticos corruptos e membros da força policial local por causa do ministério da igreja com vítimas de tráfico sexual e viciados em drogas. O Dr. Zeverin também manifestou preocupação de que os responsáveis pelos ataques estão usando a Igreja Batista Pueblo Grande como um caso de teste e se eles forem bem sucedidos em fechar a igreja ou trazer um fim ao seu ministério social eles irão aplicar as mesmas táticas para outros igrejas e grupos religiosos.

A Igreja Batista Pueblo Grande recebeu atenção nacional e internacional em 2013, quando acusações foram feitas contra o pastor sob legislação ‘anti-culto’ adotada a nível provincial. Líderes denominacionais argentinos e juristas criticaram a lei anti-culto, vagamente escrita e usada para tornar a igreja em alvo, a qual pertence a uma denominação com uma história de 105 anos no país. O Dr. Zeverin Escribano também apontou para o Decreto 2037, feito sob a ditadura militar em 1979, mas que ainda está em vigor e que torna obrigatório o registro com o governo para todos os grupos religiosos exceto a Igreja Católica Romana, como um fator contribuinte levando à discriminação neste caso e em outros.

O Chefe do Executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: “Nós continuamos muito preocupadoS com a segurança e bem-estar do Pastor Nieva e membros da Igreja Batista Pueblo Grande. Apelamos ao governo federal da Argentina para realizar uma investigação completa para determinar os responsáveis pelos ataques e assédio e para processá-los. Também pedimos o governo argentino para realizar uma revisão nos níveis provinciais e federais das leis que podem ser usadas para violar liberdade religiosa e para garantir que a legislação seja colocada em conformidade com as suas obrigações internacionais, incluindo o Tratado Interamericano de Direitos Humanos o qual tem proteções claras e fortes para a liberdade religiosa de todos.”

__________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here