Após reunião estratégica da ANAJURE com líderes religiosos de todo o país, Presidente do Brasil recebe comitiva no Palácio do Planalto

No mesmo dia, ANAJURE também realizou café especial de planejamento com diretores da FPMRAH

Brasília - DF, 16/06/2016. Presidente em Exercício Michel Temer durante encontro com Juristas Religiosos. Foto: Beto Barata/PR

    (FOTO: Líderes religiosos reunidos com o Presidente do Brasil em exercício Michel Temer)

De quarta-feira (15) até hoje (17), a ANAJURE está com uma equipe especial em Brasília, liderada pelo presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, para agendas que envolvem os trabalhos do ANAJURE Refugees em 2016 e 2017 junto à FPMRAH (Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária), além de importantes pautas na temática da liberdade religiosa. Neste sentido, ontem (16), após reunião interna da ANAJURE e IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença) com líderes religiosos de todo o país, o Presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu a comitiva, que representava 29 entidades, no Palácio do Planalto. Juntos, evangélicos, católicos, muçulmanos e judeus reafirmaram compromisso contra a corrupção, a favor da ética na esfera pública, e da defesa irrestrita das liberdades civis fundamentais, principalmente da liberdade religiosa.


Veja abaixo a lista de entidades representadas e os parlamentares brasileiros que acompanharam o grupo:

– Associação Internacional Escolas Cristãs (ACSI/Brasil)
– Associação Evangélica de Ensino (AEE)
– Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
– Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)
– Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB)
– Associação Nacional de Entidades Adventistas de Educação no Brasil
– Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos
– Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia
– Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
– Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI)
– Convenção Batista Brasileira (CBB)
– Convenção Batista Independente (CBI)
– Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)
– Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS)
– Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)
– Fundação Global da Paz

– Igreja Adventista Para a América do Sul.
– Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
– Igreja Metodista do Brasil
– Igreja Metodista Livre
– Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)
– Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB)
– Igreja O Brasil Para Cristo

– Servindo aos Pastores e Líderes (Sepal)
– Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
– Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
– UniEVANGÉLICA
– Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
– Parlamentares l deputado federal João Campos, deputado federal Leonardo Quintão, deputado federal Roberto de Lucena e senador José Medeiros.

 

6294b06a-25b8-4178-979a-4619e5f3c6c2Neste encontro com o Presidente do Brasil, em nome do grupo, o Dr. Uziel destacou que a comitiva estava ali presente um ano após o primeiro encontro, quando Michel Temer era Vice-Presidente (leia mais aqui), ocasião em que foi apresentado ao líder o texto do Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa. O Dr. Uziel também reforçou o apoio do grupo à interinidade do Governo Federal e a legalidade constitucional do processo de impeachment neste delicado momento de crise política, confirmando a confiabilidade do grupo nas instituições públicas da República Federativa do Brasil e reforçando que as entidades ali representadas reafirmam o entendimento de que o atual governo está de acordo com as leis do país.

O Presidente Michel Temer agradeceu pela visita e destacou que a comitiva representava para ele um exemplo do processo de reunificação do país, que é umas das missões de sua gestão na presidência. Após isto, em nome das entidades presentes, o Reverendo Augustus Nicodemus, vice-presidente da IPB e presidente do conselho consultivo da ANAJURE, fez uma oração pelo Brasil.

 

27695159856_b5f8d5a332_z

 

Reunião interna da ANAJURE e IPPFoRB com líderes religiosos do Brasil:

5ccad1ae-9b04-4d27-ab1e-8ac95bb6e2e3Nesta reunião interna que ocorreu no plenário 14 da Câmara dos Deputados na tarde de ontem (16), o Dr. Uziel fez uma apresentação geral do trabalho da ANAJURE, sobretudo acerca do monitoramento do Poder Público no Brasil, e falou sobre o objetivo do encontro, que era estabelecer continuidade da parceria a ações estratégicas entre os líderes presentes junto à ANAJURE e IPPFoRB, que agora passa a ter o reforço do Observatório das Liberdades Civis Fundamentais (OLCF), a ser coordenado pelo deputado federal Roberto de Lucena, membro do IPPFoRB. Reuniões semestrais entre todos os presentes e encontros individuais para planejamento também ficaram pré-agendados.

Sobre o Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa, o deputado federal João Campos (presidente da Frente Parlamentar Evangélica-FPE), se comprometeu em ajudar a aprovar o texto original, que foi amplamente discutido, sob coordenação da ANAJURE, com a sociedade civil e com líderes e entidades religiosas do Brasil inteiro. O trabalho da ANAJURE na defesa da aprovação do Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil também inclui a participação em audiências públicas para ampliar o debate do tema do Congresso Nacional. Na avaliação do presidente da ANAJURE, o Estatuto é uma proposta isenta e traz benefícios para o conjunto de toda a sociedade, inclusive não-religiosos.

 

75b1c707-de44-447c-9c95-04f1daeaa330


Ainda na reunião, os parlamentares presentes (Leonardo Quintão / IPPFoB e FMPRAH, Roberto de Lucena / IPPFoRB e FPMRAH, e João Campos / FPE) agradeceram pela seriedade do trabalho da ANAJURE e pela cooperação com pareceres jurídicos sempre que solicitados, a fim de contribuir e somar com a defesa das liberdades civis fundamentais no Brasil.

Outra novidade é que a ANAJURE encaminhará neste segundo semestre de 2016 o texto para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vise o fortalecimento da confessionalidade e filantropia no país. Tudo isto com apoio da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), ABIEE (Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas) e ACSI/Brasil (Associação Internacional de Escolas Cristãs).


Café do ANAJURE Refugees e FMPRAH / Nova viagem de Missão Oficial ao Oriente Médio:

 

27654671191_8a0f80771e_z

No café realizado com diretores da FPMRAH, o Dr. Uziel Santana fez uma prestação de contas dos projetos que a ANAJURE tem desenvolvido dentro e fora do Brasil para acolhimento de refugiados e ajuda humanitária, além de apresentar novos projetos a serem desenvolvidos no Oriente Médio entre 2016 e 2017, nesta região onde há forte perseguição religiosa a cristãos e outras minorias. Neste sentido, também ficou definida a nova Missão Oficial ao Oriente Médio entre os dias 02 e 09 de julho deste ano, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Os diretores da FPMRAH também firmaram o compromisso de apresentar emendas parlamentares para financiar a execução dos projetos do ANAJURE Refugees com a meta de 3 milhões de reais para apoio e suporte à Igreja Perseguida no Oriente Médio.

b67707c7-8ac2-4ef6-a320-dc27f29131d4


Mais detalhes serão anunciados no site da ANAJURE antes da nova viagem.

___________________

Por: ANAJURE
Foto: Beto Barata/Presidência da República e Izys Moreira/Assessoria Roberto de Lucena

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here