ANAJURE emite Nota Pública e Parecer Jurídico sobre Planos Estaduais e Municipais de Educação

[Click aqui e leia o Parecer Jurídico na íntegra em Pdf]

Segue a Nota Pública:

Nota

As instituições supra identificadas e infra assinadas, quais sejam, ABIEEAssociação Brasileira de Instituições Evangélicas de Ensino, ACSIAssociação Internacional de Escolas Cristãs e AECEPAssociação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, por seus respectivos mandatários – entidades essas de representação nacional de associações educacionais, universidades e escolas cristãs de todo o Brasil – por intermédio da ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos e com fulcro nos princípios constitucionais da liberdade de expressão, da livre manifestação do pensamento e, precipuamente, no que está consubstanciado no art. 205 da Magna Carta, que afirma ser a Educação “um direito de todos, dever do Estado e da Família”, sendo promovida e incentivada com a “colaboração da sociedade” civil organizada, vem, através do presente expediente, apresentar aos Poderes Públicos da República Federativa do Brasil, à Sociedade Civil e às nossas Instituições de ensino, em especial às Famílias e Pais de Alunos, Parecer Técnico-Jurídico elaborado por uma Comissão de Juristas da ANAJURE, a respeito dos Planos Estaduais e Municipais de Educação a fim de que possamos, no âmbito nacional e local, adotar as medidas e encaminhamentos sugeridos a partir de agora com o fim do prazo estabelecido no art. 8º da Lei nº 13.005/2014 – PNE para aprovação dos novos PEEs e PMEs, a fim de que o Sistema Nacional de Educação não seja objeto de ideologizações e partidarizações, como insistem determinados setores da Sociedade e do Governo Federal, mesmo tendo sido derrotados, quando da votação do PNE no Congresso Nacional.

Destarte, deixamos assim registrada a presente Nota Pública que segue com o Parecer Técnico-Jurídico da ANAJURE para providências.

Brasília- DF – Brasil, 26 de junho de 2015.

Prof. MSc. Roberto Rinaldi Junior
Presidente AECEP
(Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios)

www.aecep.com.br