ANAJURE aborda questões sobre Cosmovisão cristã e Universidade durante 3º ENAJURE

DSCN1999

Mesa de abertura: Dr. Carlos Hassel Mendes (Reitor da Unievangélica), Dr. Ernei de Oliveira Pina (Presidente da Associação Educativa Evangélica – AEE e chanceler da UniEVANGÉLICA), Dr. Augusto Ventura (Diretor Jurídico da ANAJURE e 1º Tesoureiro da AEE), Dr. Uziel Santana (Presidente da ANAJURE) e Dr. Diogo Silva Oliveira (Diretor da Escola Superior de Advocacia – ESA/GO).

 
 

DSCN2036Na manhã de ontem (30),  aconteceu na UniEvangélica, em Anápolis (GO), a 3ª edição do Encontro Nacional de Juristas Evangélicos – ENAJURE, promovido pela ANAJURE com apoio da Associação Educativa Evangélica (AEE), reunindo a liderança da AEE e UniEvangélica com juristas e estudantes de direito de todo o país. O evento teve como propósito discutir temas relacionados aos diretos civis fundamentais, especialmente a liberdade religiosa, enfocando de forma específica questões sobre Cosmovisão cristã e Universidade, com palestra ministrada pelo Dr. Valmir Nascimento, Diretor de Assuntos Acadêmicos da ANAJURE e autor do livro ‘O cristão e a universidade‘ publicado pela editora CPAD. 

Em sua palestra, o Dr. Valmir enfatizou a importância da influência cristã na criação das primeiras universidades e o processo de evolução do conhecimento ao longo da história, refletindo sobre o fato das 12 principais universidades do mundo hoje terem tido em seus inícios alguma base cristã: Harvard, MIT, Cambridge, Caltech, Oxford, Stanford, Princeton, Chicago, Yale, Columbia, Califórnia em Berkeley e Imperial College Lodon. Ele também destacou o papel da Reforma Protestante valorizando ainda mais a produção de conhecimento revigorando o apreço pela educação cristã a descentralizando, inclusive com importantes contribuições ao Direito. 

Apresentando seu livro O cristão e a universidade‘ durante a palestra, o Dr. Valmir Nascimento afirmou que a obra dá dicas e conselhos para a vida no ambiente universitário, oferecendo as bases para a compreensão da fé cristã como uma visão de mundo abrangente, ajudando o acadêmico a pensar com a mente de Cristo sobre qualquer tópico e ter discernimento espiritual diante do pluralismo ideológico e religioso dos tempos atuais, onde há considerável hostilidade contra cristãos. A obra pode ser encontrada neste link.

DSCN2047

[Equipe da ANAJURE e UniEvangélica] 

O Reitor Carlos Hassel Mendes, em nome da reitoria da UniEvangélica, que é parceira institucional da ANAJURE, agradeceu aos discentes e docentes presentes no evento, que por sua vez puderam conhecer mais sobre a atuação da ANAJURE, entidade que, nas palavras dele, “tem desenvolvido um importante papel na sociedade brasileira”. O reitor destacou ainda o viés internacional do trabalho da ANAJURE, ao mencionar as ações feitas na recente ação humanitária realizada no Líbano junto à UniEvangélica. 

O presidente da ANAJURE externou sua alegria em realizar esse encontro na UniEvangélica, principalmente por agregar estudantes de direito e psicologia da entidade na ocasião, sinalizando a importância para a nova geração de profissionais nessas áreas estarem em contato com ações como as da ANAJURE em defesa da liberdade religiosa também no meio acadêmico e no uso de suas profissões de forma técnica também favorecendo o chamado cristão. 


ACADEMIA ANAJURE

academia anajure


Nos próximos dias, ANAJURE e UniEvangélica também divulgarão edital para o projeto ACADEMIA ANAJURE, previsto para ocorrer de 16 a 23 de julho em Anápolis (GO), e que trata-se de um programa de treinamento direcionado a estudantes de graduação e recém-formados em Direito, com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, que comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here