ANAJURE abre o I Congresso Internacional sobre Liberdades Civis Fundamentais

As palestras e debates do evento estão sendo gravados e serão disponibilizados no site da ANAJURE nos próximos dias.

STJ site

No auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, a ANAJURE abriu nesta manhã o I Congresso Internacional sobre Liberdades Civis Fundamentais, que tem como tema central 'Liberdade de Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência'.

AUDITÓRIO STJ site

Com a presença de aproximadamente 400 congressistas, juristas e membros da ANAJURE de todo o Brasil, o STJ está recebendo autoridades de todos os poderes públicos e da sociedade civil, líderes religiosos cristãos e representantes de outras religiões.

Entre as autoridades presentes, o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, falou à equipe de jornalismo da ANAJURE sobre até que ponto o Estado pode interferir e auxiliar na liberdade religiosa e de expressão. Para ele, o Estado e o Governo devem ser guardiões dessas liberdades, através de leis e vigilância permanente, para que essas liberdades não sejam feridas, pois são conquistas importantes da sociedade. O ministro ressaltou ainda que o Estado brasileiro e o Governo estão atentos a esta questão. "Minha presença neste evento da ANAJURE é extamente por nosso reconhecimento a esta iniciativa, pois ela ajuda no processo de construção e consolidação do respeito às liberdades", afirmou.

publico siteO Dr. Jónatas Machado (Porfessor da Universidade de Coimbra – Portugal) deu início à primeira palestra sobre Estado Constitucional e Neutralidade Religiosa, entre Teísmo e o (Neo)Ateísmo, e em seguida falou sobre Liberdade de Expressão, choque de cosmovisões e discurso de ódio. 

"Faz tempo que não vejo uma demolição tão eficaz e bem feita do ateísmo e do evolucionismo como a que está sendo feita por Dr. Jonatas, professor de Coimbra e crente firme. E isto diante de autoridades civis e religiosas aqui em pleno Supremo Tribunal de Justiça" , disse o Dr. Augustus Nicodemus, presidente do Conselho Consultivo da ANAJURE.

Dando continuidade à programação do Congresso, ainda na tarde de hoje o Dr. Thomas Shirrmacher (International Institute for Religious Freedom / Seminário Martin Bucer – Alemanha) estará presente falando sobre vários temas.

 

Confira a programação desta tarde

14:30 – “A Situação da Liberdade Religiosa no mundo: por que este direito é importante? E quais os resultados e consequências sociais da não-observância ou repressão deste direito” – Dr. Thomas Shirrmacher.

15:40 – “Razões para a promoção e defesa da Liberdade Religiosa: Por que a liberdade religiosa deve ser parte das políticas públicas nacionais e internacionais? Por que a liberdade religiosa ajuda a construir uma sociedade pacífica? Por que a liberdade religiosa é do interesse de pessoas não-religiosas?” – Dr. Thomas Shirrmacher.

17:00 – Debate: “Objeção de Consciência: Um direito humano fundamental” – Dr. Jónatas Machado, Dr. Thomas Schirmacher e Dr. Uziel Santana (mediador).

___________________________________
Por: ANAJURE l Press Officer – Wanda Galvão

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here