[APRESENTAÇÃO]


O Academia ANAJURE é um programa de treinamento direcionado a estudantes de graduação e recém-formados em Direito, organizado pela ANAJURE - Associação Nacional de Juristas Evangélicos em parceria com a Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, que comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.

O Programa compreende, eminentemente, uma semana de aulas, em sistema internato, que ocorrerão de 21 a 27 de julho de 2019, no Acampamento Mackenzie Cabuçu, São Paulo-SP.

Serão selecionados, para a turma de 2019, 50 participantes, os quais receberão uma bolsa que inclui:

  • Participação nas aulas e palestras;
  • Hospedagem Standard na semana do curso (de 21/07 a 27/07);
  • Alimentação – café da manhã, almoço e jantar - entre os dias 22/07 e 26/07 (de segunda à sexta-feira);
  • Material Didático;
  • Certificado de conclusão de curso com carga horária de 40 horas;
  • Admissão como Membro da ANAJURE (isenção da anuidade 2019).



[OBJETIVOS]

  • Promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discursões sobre as interlocuções entre o Direito e a Cosmovisão Cristã;
  • Equipar jovens líderes a aplicar a Palavra de Deus em cada esfera de suas vidas;
  • Promover o intercâmbio de experiências entre estudantes de Direito;
  • Possibilitar orientação espiritual e Capelania aos participantes;
  • Promover troca de conhecimento e experiências entre os estudantes e os professores.

[PÚBLICO ALVO]

Para a terceira edição do ACADEMIA (2019) serão selecionados apenas 50 participantes (todos com direito à bolsa), dentre estudantes de Graduação e Recém-formados em Direito.

[DATA E LOCAL]

21 a 27 de julho de 2019

Acampamento Mackenzie Cabuçu



[PROFESSORES]

Presidente da ANAJURE, professor da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Histoire du Droit pela EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) de Paris. Presidente da FIAJC (Federación Interamericana de Juristas Cristianos).

[UZIEL SANTANA]

Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado e Mestre em Teologia Sistemática e Hermenêutica pelo Theological Seminary of the Reformed Episcopal Church/Philadelphia Teological Seminary. Doutor (Ph.D.) em Estudos Históricos, Teológicos e Apologética pelo Westminster Theological Seminary.

[DAVI CHARLES GOMES]

Vice-Presidente Sênior e Conselheiro Sênior de Formação Estudantil e Desenvolvimento da Alliance Defending Freedom(ADF). Doutor em Direito pela Universidade da Califórnia e Doutor em Estudos sobre Igreja e Estado pelo Seminário Teológico Whitefield. Diretor do Programa Blackstone Legal Fellowship.

[JEFFERY VENTRELLA (EUA)]

Advogado. Doutorando em Direito na Universidade de Coimbra. Pós-Graduado em Contencioso Tributário, Instituto Superior de Gestão (2006). Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1982). Leciona no ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Assessor Jurídico no Ministério das Finanças de 1989 a 1992.

[JOAQUIM ROGÉRIO (PORTUGAL)]

Livre-docente em Teoria Geral do Estado pela USP, professor visitante na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia-Berkeley e no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu-Frankfurt. Pós-doutor em Direito Comparado na Universidade de Boston, em Direito Constitucional pela PUC-RS e em Literatura pela UNB, Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC-SP. Diretor de Assuntos Acadêmicos do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

[ARNALDO GODOY]

Bacharel em Teologia, mestre em Teologia Histórica, Graduado em Filosofia, Ex-presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, Professor de teologia, hermenêutica, missões e filosofia de seminários de Recife/PE e João Pessoa/PB.

[AURIVAN MARINHO]

Pastor da Igreja Esperança. Possui Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mestrado em Teologia e Ciências da Religião. Representante do L'Abri Fellowship Brasil.

[GUILHERME DE CARVALHO]

Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJURE, Secretária da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR, Membro da Comissão de Direito do terceiro setor da OAB/PR, Pós-graduada em Direito do Terceiro Setor e Direito Ambiental e Membro da Comissão de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Curitiba/PR.

[EDNA ZILLI]

Professora do departamento de biologia celular da UnB. Professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UnB. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela USP e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp (1989). Presidente do movimento nacional da Cidade pela Vida. Presidente da ONG Brasil sem Aborto.

[LENISE GARCIA]

Presbítero e membro da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, São Paulo, graduado em Ciências Exatas (B.A em Artes 1971), fez o mestrado (Th. M) em Teologia Sistemática no Bíblical Tehological Seminary (EUA, 1974). É professor, escritor, educador, tradutor e conferencista.

[SOLANO PORTELA]

Advogado e pós-graduado em “Direito do Terceiro Setor” pela Universidade Positivo e em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR. Diretor Jurídico do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

[ACYR DE GERONE]

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Diretor Honorário do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

[JOSÉ DO CARMO VEIGA]

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pelo Betel Brasileiro em São Paulo. Bacharel e mestre em Filosofia pela PUC-SP. Doutor em Filosofia pela USP, com estágio sanduíche no Thomas-Institut da Universidade de Colônia (Alemanha). Professor de Teologia e Filosofia da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, do Servo de Cristo e do Betel Brasileiro. Autor de livros de teologia e filosofia, além de editor e pastor.

[JONAS MADUREIRA]

Diretor Jurídico da Sede Nacional da Igreja Metodista e secretário-executivo nacional da Associação da Igreja Metodista (AIM). Pós-graduando em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor de Assuntos Denominacionais do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

[ALEXANDRE MAIA]

Advogado, Diretor Jurídico da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialista em “Tutela dos Interesses Difusos” pela Universidade da Amazônia e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Professor de Direito em diversas faculdades e universidades brasileiras. Membro do Conselho Diretivo Nacional e do Núcleo de Inteligência Jurídica do Terceiro Setor da ANAJURE.

[LUIGI BRAGA]

Professor de Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

[RICARDO BITUN]

Assessor Jurídico Internacional da ANAJURE. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com ANAJURE, Ius Gentium Conimbrigae e Regent's Park College da Universidade de Oxford. Pós-Graduação pela Sede das Nações Unidas em Genebra.

[FELIPE CARVALHO]

Vice-Presidente e Diretor para Assuntos de Refugiados e Ajuda Humanitária da ANAJURE, Jurista, Servidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Especialista em Direito Público pela ESMAPE/PE, Pastor da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PE.

[JONAS MORENO]

Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico e Membro da Academia Mackenzista de Letras.

[FELIPE CHIARELLO]

Graduação, Mestrado e Doutorado em Química pela Unicamp. Pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas na Universidade de Purdue, EUA. Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor e coordenador do Centro de Pesquisas em Ciências, Fé e Sociedade - Discovery-Mackenzie - da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

[MARCOS EBERLIN]

Bacharel em Física pela Bob Jones University (EUA) e mestre em Física pela Clemson University (EUA). Foi pesquisador do Max Planck Institut na Alemanha e do Oak Ridge National Laboratory nos EUA e professor da Universidade de Americana, no estado de São Paulo. Trabalhou na Nasa e faz palestras pelo Brasil e em outros países sobre criacionismo científico, além de autor de diversos livros.

[ADAUTO LOURENÇO]

Possui graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Amazonas e mestrado em História da Ciência pela PUC/SP. Coordenador do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente), Campinas - SP, desde 1998.

[ENÉZIO EUGÊNIO]

Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento/SP. É professor de filosofia e autor dos livros “Contra o aborto” e “A imaginação totalitária”.

[FRANCISCO RAZZO]

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Academic Visitor na University of Oxford. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia.

[RODRIGO VITORINO]

Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá/AP. Professor Adjunto do Curso de Direito da UFPA. Doutor em Direito do Trabalho pela USP, com estágio de Doutorado-Sanduíche junto à Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade de Roma/La Sapienza (Itália). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará.

[NEY MARANHÃO]

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências Jurídicas. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Tradição da Lei Natural". Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Graduado em Direito no Centro Universitário do Pará.

[VICTOR SALES PINHEIRO]

[PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS NAS DEVOCIONAIS]

Maurício Melo Meneses é graduado em Engenharia Florestal pela UFMT, pós-graduado em Heveicultura, presidente dos Gideões Internacionais do Brasil, foi presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e é empresário.

[MAURÍCIO MENESES]

Promotora de Justiça no Rio Grande do Norte. Membro do Conselho Diretivo Nacional da Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

[VALDIRA CÂMARA]

Capelão Universitário e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências da Religião e especialista em “Psicoterapia e Orientação Familiar e de Casais” e “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa”, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

[MARCELO COELHO]

[PROCESSO SELETIVO]

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Academia ANAJURE - turma 2019 - deverão ser efetuadas no site www.anajure.org/academia, entre 28/01/2019 e 10/03/2019.

A taxa de inscrição no Processo Seletivo:

  • R$ 100,00 - Valor promocional – inscrições até 12/02/2019
  • R$ 130,00 – inscrições de 13/02/2019 até 10/03/2019

A taxa de inscrição poderá ser paga por meio de boleto bancário ou cartão de crédito, via Pagseguro. Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição.

Os inscritos serão submetidos ao Processo Seletivo composto de duas etapas, conforme explicado adiante:

1ª Etapa - Avaliação textual-argumentativa

O candidato, após a confirmação de sua inscrição, deverá fazer o upload, no site da Academia, do dia 11/03/2019 ao 14/03/2019, dos seguintes documentos, sob pena de exclusão do processo seletivo:

  • Carta de motivação
  • Carta de recomendação de um Professor
  • Carta de recomendação de um Pastor/Ministro/Líder Espiritual
  • Currículo Lattes atualizado
  • Histórico Escolar
  • Uma resenha crítica - de até 1.000 palavras - sobre o tema "As relações entre a Cosmovisão Cristã, o Direito e a defesa da Liberdade Religiosa"

2ª Etapa - Entrevistas

Os candidatos aprovados na 1ª Etapa serão entrevistados, via Skype, em horário agendado e publicado através de edital*, no site e nas redes sociais oficiais da ANAJURE.*

 

*Atenção: esse valor é intransferível e não poderá ser reembolsado em casos de não aprovação no processo seletivo, bem como se o aluno não atendeu o prazo para submissão da documentação exigida.

**Atenção: as despesas com passagens aéreas devem ser pagas pelo participante.

[CRONOGRAMA]

Inscrições: 28/01/2019 - 10/03/2019

Envio dos documentos: 11/03/2019 - 14/03/2019

Divulgação dos candidatos classificados para entrevistas: 15/03/2019

Entrevistas: 18/03/2019 – 22/03/2019

Divulgação do resultado final: 25/03/2019

Culto de abertura: 21/07/2019

Realização do curso: 22/07/2018 - 27/07/2019

[PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA]


Clique no botão abaixo para realizar o download do arquivo da programação provisória.


[FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES]

1 - Participei de edições anteriores do Academia ANAJURE, posso participar novamente?
Aqueles que figuraram entre os selecionados e participaram, efetivamente, do curso nos anos anteriores, não poderão ser selecionados novamente. Entretanto, não há nenhum impedimento para a participação daqueles que se submeteram ao Processo Seletivo de 2017/18, mas não estiveram presentes nas edições anteriores, seja por não terem sido aprovados, seja por quaisquer outros motivos.

2 - Até quanto tempo pode considerar-se recém-formado em Direito para se inscrever no Processo Seletivo?
Não há um prazo máximo de tempo de conclusão do curso de Direito para poder participar do Processo Seletivo. Porém, em caso de empate nas avaliações, será dada prioridade aos participantes que atualmente estão na graduação ou que fazem menos tempo que a concluíram.

3 – Se o candidato não for um dos 50 selecionados para receber a bolsa, há a possibilidade de pagar para participar do curso?
Não. Todas as 50 vagas abertas no Academia ANAJURE são bolsas, portanto, não há possibilidade de pagar para participar do curso.

4 – Não sou recém-formado em Direito nem estudante de Direito, mas faço/ concluí outro curso, posso participar do Processo Seletivo mesmo assim?
O programa da Academia ANAJURE é apenas direcionado para estudantes de graduação e recém-formados em Direito. Porém, há outros programas da ANAJURE de capacitação e treinamento que são abertos às pessoas das diversas áreas do conhecimento, como a Pós-Graduação Internacional Lato Sensu em Direitos Humanos Fundamentais (contato:posgrad@anajure.org.br).

5 – Caso eu não seja aprovado no Processo Seletivo ou perca o prazo para submeter à documentação necessária no site, recebo o valor da inscrição de volta?
Não. Esse valor é intransferível e não poderá ser reembolsado em casos de não aprovação no processo seletivo, bem como se o aluno não atendeu o prazo para submissão da documentação exigida.

6 – A bolsa inclui também as passagens aéreas e transporte de ida e volta até o local do curso?
Não. As despesas com passagens aéreas devem ser pagas pelo participante selecionado no Processo Seletivo. No entanto, sobre o transporte dos alunos do aeroporto até o local do curso, a ANAJURE buscará disponibilizar um transfer a ser rateado pelos participantes.

7 – Sou menor de idade, posso me inscrever no Processo Seletivo e participar do curso?
Sim. Desde que esteja cursando a graduação em Direito e atente para a legislação referente à viagem dos menores de idade.

8 – Fui um dos selecionados no Processo Seletivo, porém não vou poder ir, posso mandar outra pessoa em meu lugar?
Não. A bolsa do Academia ANAJURE é estritamente pessoal e intransferível, portanto, em caso de desistência de aluno já aprovado no Processo Seletivo, a mesma será automaticamente direcionada ao primeiro candidato da lista de espera e assim consecutivamente.

[CONTATO]

academia@anajure.org.br